terça-feira, 21 de agosto de 2012

São João de Meriti - 65 anos de História

Hoje nossa cidade está em comemoração de seus 65 anos de história. São João de Meriti já foi conhecida por outros dois nomes: São João Batista de Trairaponga e São João Batista de Meriti. Por ser uma região Metropolitana, localizada na Baixada Fluminense, a cidade teve no início, como vias de transporte, os rios Meriti e Sarapuí, onde se transportavam as mercadorias de grande produtividade, como milho, mandioca, feijão e açúcar em fazendas existentes no Bairro. No Porto do Rio de janeiro, esses produtos eram consumidos e exportados para a Europa.
A Igreja de São João Batista, que até hoje se encontra na Praça da Matriz, foi construída em 1875, sabendo que naquela época, as capelas e as igrejas em determinadas regiões tinham importante valor em relação ao que o território representava perante o Poder secular (direito à liberdade da imposição governamental de uma religião sobre o povo dentro de um estado que é neutro em matéria de crença) e o Poder Eclesiástico (forma administrativa dada à Igreja).

As grandes fazendas foram sendo fracionadas em sítios e chácaras, devido à falta de mão-de-obra, o que trouxeram pequenos proprietários passando a desenvolver atividades de fruticultura e hortigranjeiros, levando abastecimento para a cidade do Rio de Janeiro.

Antes eram conhecidas como Freguesia de Meriti as terras que hoje conhecemos como São João de Meriti,  como já vimos, cortadas pelo Rio Sarapuí, Rio Meriti e Rio Pavuna. Nova Iguaçu antes fazia parte da vila de São João de Meriti e tinha como nome Vila de Maxabomba, que contava com uma população que não ultrapassava 25 mil habitantes.
Caxias se emancipou em 1943, colocando a região como seu 2° Distrito. Com o mundo sentindo os efeitos da Segunda Guerra Mundial, a Emancipação política e administrativa do nosso município foi realizada, sendo criada em 1947 a cidade de São João de Meriti por meio da lei n°6, através do projeto n° 132/47, do Deputado Lucas Andrade Figueira. Atualmente, o Governo tem feito um conjunto de ações, desenvolvendo parcerias com os governos Federal e Estadual, tendo momentos de expansão e retração no seu desenvolvimento. Com isso, nossa cidade sempre vem ganhando um novo capítulo na sua história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário