terça-feira, 11 de setembro de 2012

Desenvolvimento Sustentável X Crescimento Econômico

Através de atitudes simples, podemos transformar o mundo. As mudanças a longo prazo podem ser feitas através dos nossos atos. A conscientização de cada um já é um avanço na economia e no Meio Ambiente. Para isso, venho mostrar de forma objetiva o significado de Desenvolvimento Sustentável, definição que está sempre ao nosso redor e devemos levar sempre em nossos pensamentos para que possamos agir adequadamente no nosso dia-a-dia.
Desenvolvimento Sustentável é definido como capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem afetar as necessidades das futuras gerações, essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propôr meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. É importante nesse caso, o planejamento e a consciência de que os recursos naturais são finitos. Não podemos confundir o desenvolvimento sustentável com crescimento econômico, pois este depende do consumo crescente de energia e recursos naturais, onde se torna insustentável porque leva a humanidade ao esgotamento dos recursos naturais, ou seja, a economia depende que esses recursos não se esgotem, por isso temos que levar em primeiro plano a preservação do meio Ambiente.
A reciclagem é o meio ideal para seguir como modelo. Práticas de responsabilidade social vêm sendo adotadas por um número crescente de empresas, um exemplo está na Bunge Alimentos, uma das principais empresas do agronegócio e alimentos do país. A empresa tem como princípio, melhorar a vida contribuindo para o aumento sustentável da oferta de alimentos e bioenergia, aprimorando a cadeia global de alimentos e do agronegócio. Existem outras empresas preocupadas com as questões ambientais, elas estão crescendo porque cada vez mais empresários e indústrias vêm seguindo essa meta, mudando suas atitudes, buscando o reaproveitamento dos nossos recursos naturais. Isso contribui muito para o futuro do nosso planeta. As empresas passam a ter a consciência de que são parte integrante do mundo, reconhecendo que os recursos naturais são finitos e que dependemos destes para nossa sobrevivência, torna-se fundamental o desenvolvimento sustentável na conservação da diversidade biológica e no próprio crescimento econômico, o que sugere a utilização desses recursos com qualidade e não em quantidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário