segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Como descartar medicamentos vencidos?

Farmácias, drogarias e distribuidoras de medicamentos de todo o Estado são
obrigadas a abrir um espaço para orientar as pessoas em relação ao descarte
de medicamentos.
Os remédios que perderam a validade não devem ser descartados no lixo doméstico. Ao ser lançado no lixo comum, esse método torna-se perigoso, pois contamina o solo, entre outras aplicações perigosas, produzindo o chorume, que contamina tudo ao seu redor. Estudo recente da Faculdade Oswaldo Cruz, mostrou que cerca de 70% das pessoas não descartam seus remédios vencidos de forma correta, jogando no lixo e até mesmo no vaso sanitário, o que prejudica o meio ambiente.
O que vem sendo colocado como uma ação correta no descarte de medicamentos vencidos, são as Unidades Básicas de Saúde (UBS), em princípio na cidade de São Paulo, que recebem os materiais para o descarte. Além dessa dica, temos o programa Descarte Consciente, que permite que os remédios sejam devolvidos nas farmácias cadastradas, lei n° 15.192, de 19 de Julho de 2012 publicada e já em vigor.
Além de reservar um espaço adequado para receber esses medicamentos, os estabelecimentos terão que indicar o local com cartazes com a seguinte frase: "devolva aqui os medicamentos vencidos ou deteriorados. Evite intoxicação ou contaminação do Meio Ambiente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário