quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Recuperação de rios na Região Serrana

Foto: Roberto Ferreira/Agência O dia
Após os desastres decorrentes das fortes chuvas na região serrana do Rio em Janeiro de 2011, o Governo Federal liberou verba de 540 milhões para recuperação da região. A medida foi tomada pelo secretário de Meio Ambiente Carlos Minc, após um ano e meio de espera. Os estragos trouxeram além das quedas de casas, barreiras e ruas, muitas pessoas morreram nessa tragédia, além do grande número de feridos. Minc declarou que a demora da liberação da verba não foi falha do Governo Federal, e sim da burocracia dos órgãos financeiros e da má administração de alguns municípios, que não investiram recursos necessários para realização das obras. E ressaltou:
"Temos a Caixa que tem muitas exigências, temos o TCU, temos alguns prefeitos da região serrana que "meteram a mão" no dinheiro das obras. Aquilo que já era difícil passou a ser complicado". 
As obras serão destinadas aos rios dos municípios que tiveram maiores estragos com as enchentes: o Córrego Dantas, em Nova Friburgo, o Príncipe em Teresópolis e o Cuiabá em Petrópolis. Até o momento 420 famílias foram retiradas e atendidas, e o que se tem em vista é que até 2015 serão realocadas 1620 famílias e 27 quilômetros de rios serão dragados, pois até agora apenas 4 quilômetros passaram por dragagens e canalizações. Ainda há muito que fazer para atender os municípios da região serrana, as fortes chuvas trouxeram um imenso desequilíbrio para muitas famílias e o que se deve fazer é dar continuidade às obras para que se recupere o mais breve possível a infra-estrutura dessa região.


Fonte: Sustentabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário