Evento recebeu alunos de colégios participantes do Elos de Cidadania, programa de Educação Ambiental da Secretaria Estadual do Ambiente, para divulgar a importância da preservação da fauna fluminense.
Alunos do Elos de Cidadania abraçam as espécies ameaçadas de extinção em evento no Rio de Janeiro (Foto: Larissa Amorim) |
O evento, ocorrido no Parque dos Patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas no último sábado, 22 de setembro, reuniu estudantes da Região Serrana para participar das oficinas e palestras da campanha Abrace essas Dez! O evento mostrou através da exposição, fotos de 10 animais ameaçados de extinção da fauna fluminense, o que fez os alunos ganharem conhecimento sobre nossas espécies que estão diminuindo em cada habitat. A Secretaria de Estado de Ambiente (SEA) listou estas dez espécies, que são: a ave jacutinga, o formigueiro-do-litoral, o boto-cinza, o cágado do paraíba, o mico-leão-dourado, a preguiça-de-coleira, o muriqui, o lagarto-branco-da-praia, o surubim-do-paraíba e o tatu-canastra.
O Secretário estadual do ambiente Carlos Minc, a Superintendente de Educação Ambiental, Lara Moutinho, a Superintendente de biodiversidade e florestas, Alba Simon e o Presidente da Associação de fotógrafos de Natureza (AF Natura), Gustavo Pedro estavam presentes nas palestras.
Izabela Gonçalves, tutora do polo de Nova Friburgo, revelou:
"A importância de eles conhecerem essas dez espécies é que, desta forma, eles poderão multiplicar essas informações para várias pessoas, e a disseminação do conhecimento faz com que a gente possa ajudar a realizar a preservação"Uma das alunas do Colégio Estadual Feliciano Costa, em Nova Friburgo, Amanda Miranda, 16 anos, falou sobre o programa Elos de Cidadania:
"O programa mudou minha vida, porque aprendi a olhar ao meu redor e entender as mudanças que estão acontecendo na natureza. É importante ter conscientização, afinal precisamos do ambiente para viver"Podemos concluir que as mudanças que desejamos para o Meio Ambiente depende de cada um de nós, com atitudes corretas, hábitos sustentáveis e educação ambiental. Fazendo a nossa parte conscientes das necessidades do nosso planeta.
Fonte: Alô Ambiente